Queremos agradecer a participação dos pais ao responder a pesquisa enviada. As sugestões, as informações, os elogios foram de grande valia, para que pudéssemos analisar e melhorar em questões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos.
À Direção 
ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSOR AVELINO MARCANTE
JOINVILLE, MAIO DE
2013.
PRÉ-CONSELHO
– PESQUISA COM ALUNOS – 1ºAO 5º ANOS 
 MARQUE UM x NAS QUESTÕES ABAIXO:
- Você faz as tarefas e trabalhos escolares? ( 194 ) SEMPRE ( 54 ) ÀS VEZES ( 02 ) NUNCA
 - Você tem hábito de estudar, ler? ( 106 ) SEMPRE (133 ) ÀS VEZES ( 11 ) NUNCA
 - Você organiza seus materiais? ( 190 ) SEMPRE ( 50 ) ÁS VEZES ( 10 ) NUNCA
 
- Qual é, ou são, as aulas que você tem maior facilidade e gosta?
 
       (73) Português (83) Inglês (212) Ed.
Física (175) Arte (70) E.Religioso (59) História (47) Geografia (67) Ciências
       (138) Matemática 
      
RESPONDA:
5)  Qual (is) disciplina (s) você
tem mais dificuldades? Por quê?
não sei ler direito; estudo esqueço na hora da prova; não estudo em casa;
letra não é bonita; não sei pontuação; não gosto de ler; é difícil; regras
grandes e difíceis; não consigo interpretar; por causa dos textos;difícil, não
leio muito;não consigo entender, tenho bronquite, não consigo prestar atenção;
não sei sobre os países;tem conta demais, é difícil, difícil aprender as novas
modalidades das contas;não sei; as palavras são difíceis; não sei falar as
palavras direito; sobre as religiões dos outros; minha religião não é muito conhecida;
as vezes não entendo;não consigo prestar atenção; troco letras t e b; fico
nervoso em matemática, não consigo memorizar tabuadas; escrevo devagar; não
compreendo inglês; não consigo pensar rápido; não consigo decorar certo as
localizações; 
1)     Aponte pontos positivos que a escola oferece e sugestões para melhorias:
           Pontos positivos:
          
Biblioteca boa, parquinho para todos, educação física  bom professor, salas organizadas, ótima sala
de informática, merenda gostosa, bons professores, tem boa cantina, uniforme,
dia do sorvete e pastel, respeito, limpeza, organização, ventilador bom, as
serventes, banheiros limpos, redes de gol, boas diretoras, reforço, recuperação
das matérias, amizade, as tarefas, professores que vão de carteira em carteira;
mala da leitura; aulas de inglês; caça ao ninho; enfeite sempre diferente; a
música de fundo; eu gosto da escola; as rampas; aulas de dança; os trabalhos de
arte; combinados em sala; as reuniões; sacola da leitura. 
          Sugestão:
          Sabonete
no banheiro para as mãos, ter guarda, dia dos bichos, excursões para o dia das
crianças, dos 6º aos 9º anos lanche em outro horário; ar condicionado, não ler
o informativo; rede de vôlei na quadra de areia; sujeira no chão e brigas;
aumentar o muro atrás com grade; ir ao cinema; música no recreio; abaixar preço
da cantina; mais atarefa de português e matemática; arrumar as traves; aula de
música e pintura; colocar telhado; vigiar lá atrás; laboratório; piscina.
 ______________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSOR AVELINO MARCANTE
JOINVILLE, MAIO DE
2013.
PRÉ-CONSELHO
– PESQUISA COM PAIS OU RESPONSÁVEIS 1º AO 5 ANOS
      
MARQUE UM x NAS QUESTÕES ABAIXO:
1)   Você ou alguém da família verifica as tarefas e os materiais escolares?
(153
)   SEMPRE   (55 ) ÀS VEZES   ( - ) NUNCA
2)    Você estipula um tempo de estudo
ou leitura em casa?                       
 (88 )   SEMPRE   (112 ) ÀS VEZES   (08 ) NUNCA
3)   Você comparece a escola quando convocado?                            
   (128 )  
SEMPRE   (72 ) ÀS VEZES   (04 ) NUNCA
4)   Você procura a escola para saber como está o Comportamento ou Aprendizagem do seu filho (a) por iniciativa
própria?                                  
 (86)  SEMPRE    ( 98) ÀS VEZES   (20) NUNCA 
RESPONDA:
5)      Você sabe qual (is) disciplina (s)
seu filho (a) tem mais dificuldades? Por quê?
     Troca os números e as letras; melhorar as tarefas, história é difícil,
dificuldade com as letras cursivas, dificuldade caligrafia; dificuldade no
inglês e tabuada; dificuldades de pronunciar as palavras, passar mais
exercícios de fixação antes da prova; português pela caligrafia; memorização da
tabuada e erros ortográficos; interpretação de texto; as vezes troca letra n
pela m e vice-versa; dificuldade na pontuação; erros na escrita; estudo mais
forte; existe muitas regras; falta de esforço (português e matemática); falta
de mais dedicação; não entende a bagunça explicação pela bagunça.
6)     Aponte pontos positivos que a escola oferece e sugestões para melhorias?
Pontos positivos:
     A professora quando precisou alertou-me com o comportamento do meu filho
ela me chamou na escola, parabenizei pela iniciativa e pela atitude;
professores efetivos na escola; leitura de livros em casa; sacola da leitura; 
            Sugestão:
                 Cuidado maior com os
banheiros; ir mais vezes na biblioteca e informática; câmera nas salas de aula
para diminuir      a 
bagunça; orientar professores novos sobre as regras da escola; mais
reforço de matemática; atividades extracurriculares como: inglês e italiano nos
sábados, jogos esportivos e curso para os pais; melhorias na estrutura.
 _______________________________________________________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSOR AVELINO MARCANTE
JOINVILLE, MAIO DE
2013.
PRÉ-CONSELHO
– PESQUISA COM ALUNOS – 6 ANO  ao 9º ANOS
      
MARQUE UM x NAS QUESTÕES ABAIXO:
1)     Você faz as tarefas e trabalhos escolares?    ( 160)  SEMPRE    
( 207) ÀS VEZES    ( 03 )  NUNCA
2)      Você tem hábito de estudar,
ler?                  ( 108 )
SEMPRE     (241 ) ÀS VEZES    ( 21)   NUNCA
3)     Você organiza seus materiais?                      ( 283 ) SEMPRE     ( 82 )  ÁS VEZES   
( 05 )  NUNCA 
4)     Qual é, ou são, as aulas que você tem maior facilidade e gosta?
       (187) Português (167) Inglês (286) Ed.
Física (198) Arte (186) E.Religioso (118) História (136) Geografia (141)  Ciências   (175 ) Matemática 
      
RESPONDA:
5)     Qual (is) disciplina (s) você tem mais dificuldades? Por quê?
Inglês – as palavras são difíceis, difícil colocar na cabeça, não entendo
as palavras, não consigo ler muito, desde que cheguei a escola tenho
dificuldades, às vezes não presto atenção e não entendo
Matemática – as questões são difíceis, não consigo copiar muito rápido,
dificuldade para entender os problemas, difícil colocar na cabeça, nas
potencias, às vezes não presto atenção e não entendo; tenho dificuldades com
sinais e números; falta de concentração; não participo das aulas; não gosto de
cálculo; muitas regras;
Ciências – tem assuntos complicados,             nomes
estranhos; física e química tenho muita dificuldade; dificuldade de entender o
que a prof. diz; passa muito assunto.
História – tem assuntos difíceis, difícil colocar na cabeça, aulas
chatas; não sou boa em contagem de séculos e com datas;
Educação Física- não gosto muito de esporte
Geografia – difícil colocar na cabeça; não consigo entender mapas; explicar
mais detalhado; conteúdo não interessa; não consigo entender a matéria,
confundo os países.
Português – tem que estudar muito para tirar 10, minha letra não é bonita;
não sei interpretar; dificuldade na ortografia; pouca participação nas aulas, 
Artes – não desenho bem; 
Em geral tenho preguiça de estudar; não consigo gravar o que os
professores explicam detalhadamente; professoras com aulas chatas e
estressadas; vergonha de perguntar; falta de controle por parte das professoras
na questão bagunça, umas liberam outras são rígidas;
6)     Aponte pontos positivos que a escola oferece e sugestões para melhorias.
Pontos positivos:
Os professores são incríveis tem uma mente valiosa, muita paciência,
organização, pintura, merenda, limpeza, as comemorações, os eventos tais como:
(dia do pastel, sorvete, dia da família na escola, caça ao ninho), recuperação,
das aulas; acho boa a sala informatizada; as carteiras sempre limpas, a sala de
reforço, biblioteca organizada; questão de administração muito boa, 
Sugestão:
Melhorar os alunos para não fazerem bullyng; quadra coberta; colocar ar
condicionado nas salas; sabonete nos banheiros dos alunos; goteiras do telhado;
início das aulas 7:30;  música no recreio;
os alto falantes, sorvete uma vez de graça; troca de algumas carteiras; poder
usar calça jeans; melhorar os computadores sala informática; aulas de música; ir mais vezes na
sala informatizada; quadra coberta.
ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSOR AVELINO MARCANTE
JOINVILLE, MAIO DE
2013.
PRÉ-CONSELHO
– PESQUISA COM PAIS OU RESPONSÁVEIS  DOS
6º AO 9º ANOS
      
MARQUE UM x NAS QUESTÕES ABAIXO: 
1)   Você ou alguém da família verifica as tarefas e os materiais escolares?
 (88)   SEMPRE  
(109) ÀS VEZES   (07) NUNCA
2)    Você estipula um tempo de estudo
ou leitura em casa?                      
   (85)   SEMPRE  
(99) ÀS VEZES    (20) NUNCA
3)   Você comparece a escola quando convocado?                                     
 (138)   SEMPRE
  (56)
ÀS VEZES   (10 ) NUNCA
4)   Você procura a escola para saber como está o Comportamento ou 
Aprendizagem do seu filho (a) por iniciativa
própria?                               
   (57)  SEMPRE   
(107) ÀS VEZES    (40) NUNCA 
RESPONDA:
5)      Você sabe qual (is) disciplina (s)
seu filho (a) tem mais dificuldades? Por quê?
Professora dita muito; prova em duplas; tem dificuldade de concentração;
não estuda em casa; palavras difíceis não conseguem entender as explicações;
confundem os países e cidades; tem dificuldade de concentração; não entende;
não estuda para prova; falta de estudo e compreensão; notas baixas; não presta
atenção na aula; não estuda em casa; muitas regras; bagunça em sala; pela
caligrafia; dificuldade em interpretar texto; notas baixas; dificuldade devido
ao raciocínio  lógico; falta de
interesse; não gosta da matéria; método de explicação da professora não
entende; não se identifica com a matéria; existe muitas regras; falta de
esforço (português e matemática); falta de mais dedicação; não entende a
explicação pela bagunça; minha filha vem reclamado que a professora vem agindo
mal com os alunos e não explica direito; não gosta de ler; em matemática desde
a 2 série; problema em correr; interpretação e compreensão de alguns temas.
6)     Aponte pontos positivos que a escola oferece e sugestões para melhorias?
Positivo:
              Ajudar os alunos com dificuldade;
muito boa pasta ocorrência; cobrança nas tarefas é ótimo; reunião com os pais;
os professores são muito prestativos com os pais; estamos muito satisfeitos com
a escola; dia da família na escola; manter os pais sempre informados quanto ao
desenvolvimento dos alunos; reforço escola; provão e recuperação ajudam o aluno
a ter uma segunda chance; escola sempre foi ótima, comprometimento com o ensino
e o bem estar dos alunos, troca troca de uniforme; bons professores e
coordenadores; organização; incentivo a leitura; palestras; festa comemorativas;
parceria com a família; informativo; regras; bom ambiente;; o cuidado com a
entrada e saída dos aluno; carinho que possuem para com os alunos; merenda de
qualidade; corpo docente envolvido com o trabalho; assiduidade; administração
eficiente; melhor escola pública que minhas filhas estudaram; comprometida;
liberdade para os pais expressarem suas opiniões junto a direção e orientação;
harmonia; valorização aos professores e funcionários; dia da família; os
professores são a segunda família; o ensino é forçado; não há falta de
professores; autofalantes; bem conceituada na região; limpa; o ensino é
forçado; 
              Sugestão:
                Inicio
das aulas 7:30; os menores estudar embaixo; vender produtos mais baratos na
cantina, comprar máquina de Xerox e não pagar aluguel; passeio de estudo; armário
para cada aluno; mais informações por e-mail; participar de projetos externos;
ter uma agenda de (provas, testes, trabalhos) onde seja exigida a assinatura
dos pais; dança para os alunos do período matutino; disponibilizar horários
diferentes para palestras ou eventos (matutino, vespertino); policiais no
ônibus; atividade fora da escola (natação, curso, italiano e ônibus escolar);
gostaria que os professores descem mais atenção para minha filha ela está
atrasada em quase tudo; mais acesso a biblioteca; mais recuperação; reforma;
quadra coberta; parar com xingamento e bagunça no ônibus; fiscalizar alunos que
“namoram no parque” e para atravessar a rua; escola aberta no sábado para jogos
e para as mães fazer curso de aprendizado; mais redes de voley; recreio
separado; merenda mais variada; solucionar fila na merenda.
