PROGRAMA DANÇANDO NA ESCOLA
PROGRAMA XADREZ NA ESCOLA
PROJETO CARÁTER CONTA - SINCERIDADE
POR QUE TER DANÇA
NA ESCOLA?
A
DANÇA é uma forma de integração e socialização, voltada à arte educação
contribuindo deste modo para o crescimento no âmbito biopsicossocial do aluno.
Traz
muitos benefícios para os praticantes, como:
-
auxilia no desenvolvimento de percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação e
intuição exercitando seus modos de expressão e comunicação no contexto em que
está inserido.
O QUE É DANÇA
CRIATIVA?
A dança criativa propõe ao aluno um percurso para a
descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e
criativas. Através de pequenas coreografias estimula-se o incremento da
capacidade de atenção do aluno perante o espaço, tempo e ritmo e a relação com
a música. Estas aulas permitirão não só a realização de várias atividades
expressivo-motoras, que desde a antiguidade foram consideradas entre as mais
educativas, como também se tornará um verdadeiro instrumento didático, na
escola e na vida social e na interdisciplinaridade tão desejada pelos programas
do ensino escolar.
Trabalham-se vários
ritmos e culturas levando o aluno a conhecer outras possibilidades de arte e
apreciar os tipos de expressão corporal.
Profª Maristela
Alunos do PROJETO
DE XADREZ participaram do
TORNEIO
ESCOLAR DE XADREZ, no dia 25/05 no Shopping Big Sul, contamos com 24
enxadristas e seus familiares que prestigiaram o evento.
Grata pelo apoio e participação,
Profª Maristela
PROGRAMA XADREZ NA ESCOLA
Quais são as vantagens de aprender
o xadrez?
1. Estimula o raciocínio
lógico
2. Ativa a concentração
3. Desenvolve a tomada de decisões
4. Aguça a memória
5. Trabalha a paciência
6. Demanda a capacidade de planejamento
7. Aumenta a autoconfiança
8. Proporciona o respeito ao adversário
9. Exige responsabilidade
10.Instiga a imaginação e a versatilidade
2. Ativa a concentração
3. Desenvolve a tomada de decisões
4. Aguça a memória
5. Trabalha a paciência
6. Demanda a capacidade de planejamento
7. Aumenta a autoconfiança
8. Proporciona o respeito ao adversário
9. Exige responsabilidade
10.Instiga a imaginação e a versatilidade
Profª Maristela
PROJETO CARÁTER CONTA - SINCERIDADE
No dia 24 de abril a escola em um período de aula trabalhou o Tema SINCERIDADE.
Professores e alunos em sala de aula discutiram o tema e com com auxilio de balões de diversas cores se comprometeram a prática da sinceridade uns com os outros.
Ser mais Humano " Cidadãos Marcantes"
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PARTE 1 – DADOS GERAIS
1.1 – DA PROPONENTE
Nome da Escola Escola Municipal Professor Avelino Marcante
Diretor(a) Rosangela Zanella
Título do Projeto Ser Mais Humano : Cidadãos Marcantes
Responsável pelo Projeto Cassiana Egg Thiele
Função que desempenha Supervisora 1º ao 5º
1.2 – OUTROS DADOS DA – DO PROPONENTE
Rua Guilherme Holz
No 140
Bairro Bom Retiro
CEP 89.223- 210
Telefone 3473-1041
E-mail emam@hotmail.com
Data de Fundação 12/02/1996
Número total de alunos 812
Número de alunos do 1º ao 5º ano 300
Número de professores 1º ao 5º ano 13
1.3 - DAS CTERÍSTICAS SICACAS
Recursos disponíveis: x biblioteca videoteca x sala informatizada laboratório de
Descrição do espaço físico externo da Escola: Nossa escola localiza-se no bairro Bom Retiro e temos duas realidades. Parte do bairro tem boa estrutura e parte, especificamente no morro do Finder onde a população avançou a cota 40, próximo a escola (fundos), a situação é bastante precária, faltando saneamento básico. Temos próximo a escola uma riqueza natural belíssima com muitas nascentes que correm sério risco de desaparecer pela ocupação urbana. Outro problema socioambiental grave é a marginalidade (jovens e famílias de nossos alunos) envolvidos com drogas e roubos. Atendemos além da comunidade de entorno da escola outras duas realidades: Jardim Keli e Ribeirão do Cubatão,que fica na zona Rural, distante da escola aproximadamente dez quilômetros, cujo Rio Cubatão passa bem no centro, contando com uma riqueza ambiental maravilhosa.
- Escola e Comunidade na luta por um desenvolvimento sustentável (1998)
- Reciclagem do lixo (Seletiva 2002 a 2008)
- Programa Água Nossa (2003)
PARTE 2 – DESCRITIVO DO PROJETO
2.1 - APRESENTAÇÃO
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Cidadãos Marcantes é o nome do nosso projeto que tem o seguinte significado: crianças e jovens deixando sua ‘’marca humana‘’ (participação) na escola e na comunidade, com ações positivas, com trabalho e compromisso por um mundo melhor, fazendo parte da história. E todas as nossas ações e reflexões culminarão na construção coletiva de um Programa de Educação Ambiental de 1º ao 5 ano, que será incorporado a Proposta Pedagógica desta escola.
O desafio deste trabalho, será ressignificar o cuidado com a vida, partindo da implantação gradativa de princípios de convivência e busca de soluções coletivas para problemas cotidianos da escola, buscando construir práticas de sustentabilidade quanto ao consumo de água e energia elétrica , redução da produção de lixo, reciclagem do lixo produzido, desperdício da alimentação escolar, das relações sociais, utilização adequada e conservação dos materiais e dependências físicas da escola, do transporte escolar e da comunidade.
O que pretendemos não é apenas defender uma posição ingênua de respeito à natureza, pretendemos oportunizar espaços de discussão e construção coletiva na comunidade escolar, nos quais todos percebam-se como agentes integrantes, dependentes e transformadores do ambiente, verdadeiros cidadãos. Vivenciando e construindo valores que possam ser incorporados na sua vida cotidiana, almejando construir uma maior qualidade vida.
« A única lição que é possível transmitir com beleza e receber com proveito ; a única eterna, digna, valiosa : O respeito pela vida » (Cecília Meireles)
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Para esclarecermos a nossa participação no Prêmio Embraco Ecologia e justificarmos nossa abordagem com o projeto ‘Cidadãos Marcantes’ faz-se necessário relacionarmos alguns fatos que contextualizam e motivam nossa linha de ação: 1- O desinteresse que muitas crianças ‘aparentam’ demonstrar com relação a elementos como estudo, cumprimento dos deveres, família, compromissos e responsabilidades sociais; falta de objetivos de vida individuais e coletivos (tanto dos alunos quanto de alguns professores); a localização da Escola em um bairro onde grande parte da população possui uma boa renda familiar, mas o restante da comunidade está em situação inversa (de risco social); aumento da violência entre os alunos; intolerância com a diversidade ; falta de solidariedade e descaso com questões de preservação e manutenção do ambiente escolar.
2- Uma mensagem que está circulando na internet que nos faz o seguinte questionamento : Todo mundo pensando em deixar um mundo melhor para seus filhos, mas quando pensarão em deixar filhos melhores para nosso planeta ?
3- O excesso de projetos, programas, concursos e prêmios apresentados à escola, todos com finalidades socialmente justificáveis, mas que muitas vezes nos fazem correr contra o tempo para darmos conta de tudo, tratando de forma superficial assuntos que com certeza merecem uma atenção maior. Faz-se necessário que tenhamos metas a seguir, pois no projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, no artigo 17, orienta que 20% do total da carga horária anual seja destinado ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola.
Partindo desta situação o Cidadãos Marcantes vem para oferecer subsídios teóricos e práticos, com o objetivo de construir coletivamente um Programa de Educação Ambiental de 1º ao 5º ano, que leve em consideração a eficiência da educação (dimensão imaterial) e a eficiência de recursos (dimensão material). Este Programa será incorporado à Proposta Pedagógica da escola, validado pela participação de todos na sua elaboração.
Estaremos envolvendo as crianças na procura de soluções para os problemas apresentados e para que possam descobrir-se e colocar em prática seus valores e compromissos éticos – sociais e políticos.
Nós, enquanto pais e professores, entendemos que o maior legado que podemos deixar para nossos filhos e alunos é o exemplo de vida. Não podemos cobrar atitudes de compromisso que muitas vezes, nós mesmos, não possuímos ou não praticamos, portanto procuraremos oferecer oportunidades para que as crianças e nós mesmos desenvolvamos estes valores. Assim todos assumiremos uma postura comprometida com o ensino público de qualidade e com a busca de uma melhor qualidade de vida coletiva.
2.3 – PÚBLICO-ALVO
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Se beneficiarão com o projeto :
De forma direta os 300 alunos de 1º ao 5º ano, seus pais, familiares, professores, equipe técnica-administrativa e funcionários.
De forma indireta todos os alunos da escola e a comunidades escolar.
2.4 – OBJETIVOS – GERAL E ESPECÍFICOS
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Objetivo Geral : Elaborar coletivamente e institucionalizar um Programa de Educação Ambiental de 1º ao 5º ano para a Escola Municipal Professor Avelino Marcante.
Objetivos Específicos :
-Oportunizar as crianças condições de participar ‘ativamente’ da vida escolar e comunitária, deixando com seu trabalho marcas positivas na sociedade, possibilitando a formação de verdadeiros cidadãos solidários, autônomos e competentes ;
-Criar espaços de práticas sociais, onde os jovens e crianças entrem em contato com valores determinados ;
-Promover experiências de cooperação, onde todos possam vivenciar a democracia, ;
-Experiênciar situações em que a realização pessoal seja partilhada com a realização de projetos coletivos;
-Elaborar regras que devem ser vivenciadas coletivamente, na busca de alternativas para problemas enfrentados no cotidiano escolar;
-Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tornar decisões coletivas;
- Oportunizar o desenvolvimento do sentimento de pertinência ao grupo.
2.5 – OPERACIONALIZAÇÃO
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01– Ponto de Partida: Capacitação para professores,funcionários,direção. Uma formação ambiental como cidadãs e cidadãos e também profissional para atuar com os alunos em questões de relações interpessoais e com os outros seres vivos e ambiente.Capacitação realizada pelo grupo QUEST BRASIL em fevereiro 2010.
02 – Apresentação do projeto para a comunidade escolar em assembléia com os pais e com os alunos.
03– Análise do cotidiano da escola pelos alunos e levantamento dos problemas apresentados.
04– Eleição dos representantes de cada turma, que participarão de um ‘conselho escolar ‘, que que terá como função definir em quais problemas detectados serão realizadas intervenções e a divisão de tarefas.
05–Cada turma de 1º ao 5º ano ficará responsável por interver em um problema detectado, transformado-o em situação desafiadora, procurando construir práticas de sustentabilidade ambientais e sociais. Elaboração de projetos por turma – 1ª fase- observação e captação de material teórico de referência e busca de parceiros na comunidade (se necessário) : ampliação de conhecimentos sobre o assunto e da rede de relacionamentos.
06- Divulgação em informativos mensais e no blog da escola sobre as intervenções feitas por cada turma.
07– Palestra direcionada os pais, aos alunos de 6º ao 9º ano e a comunidade, realizada pelos próprios e professores das turmas de 1º ao 5º ano sobre o andamento de cada projeto.
08– Reuniões de planejamento e avaliação entre professores e funcionários..
09–Livro« Desafio Marcante »: Elaboração, pelos alunos e professores de um livro que será progresivamente construído ao longo do ano e lançado no III Concerto de Leitura da Escola Municipal Professor Avelino Marcante. Mensalmente avaliar as metas traçadas por cada turma nos seguintes critérios : eficiencia da educação, eficiencia dos materiais e impacto.
10–Evento« Ambiente:Um CON (S/C) ERTO »organizar uma mostra de trabalhos desenvolvidos envolvendo os princípios desenvolvidos. Realizar oficinas temáticas, exposição de trabalhos dos alunos e lançamento do livro.
11- Construção de um Programa de Educação Ambiental de 1º ao 5º ano : ‘Ser Mais Humano : Cidadãos Marcantes’
2.6 - CRONOGRAMA
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Tabela no anexo.
2.7 - AVALIAÇÃO / RESULTADOS
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- Somente as crianças discutem as ações realizadas e seus resultados;
- Pais e professores realizam suas reuniões;
- Alunos e educadores avaliam juntos;
- Toda a comunidade, através de depoimentos a, entrevistas e assembléias. Todos dão sugestões, fazem críticas e elogios. Todas as nossas ações são comprovadas através de fotos, vídeos, depoimentos, relatórios ou reportagens.
Eficiência da Educação (dimensão imaterial) : por meio de fichas de observação (e auto-avaliação) avaliar as atitudes (valores e princípios) do grupo em relação a situação problema detectada, antes e depois da intervenção;
Eficiência de Recursos (dimensão material) : alteração dos números quantitativos em relação aos problemas detectados pelos alunos : consumo de água, energia elétrica, produção de lixo, economia de material de expediente, desperdício de alimentação escolar;
Impacto: Número (qualitativo e quantitativo) de crianças e pessoas, grupos, e organizações beneficiadas pelas intervenções feitas.
Desafio Marcante : Nome do livro que será elaborado reunindo os processofólios individuais, relatórios de turma, relatos de professores, pais e funcionários.
2.8 - ORÇAMENTO
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Material para a execução das intervenções (ações decidididas pelos próprios alunos em assembléias) .....R$ 2.000,00
Material Permanente (publicação do livro Desafio Marcante) ..... R$ 2.000,00
Serviços de Terceiros (palestrantes)......R$ 2.000,00
2.9 - PROPOSTA DE CONTINUIDADE
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Nossa meta principal é elevar a qualidade das ações das crianças frente as situações problemas apresentadas, fornecendo subsídios práticos e teóricos, recursos didáticos e oportunidades para que isto ocorra, prepará-las para divulgar estas práticas sustentáveis na comunidade e multiplicá-las em outras entidades ou organizações. Inserir este Programa de Educação Ambiental na Proposta Pedagógica desta escola, garantindo a continuidade deste trabalho.
2.10 - REFERÊNCIAS
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-Acampamento de Aventura e Centro de Treinamento Quest Brasil
-Vamos Cuidar do Brasil:Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola
-Encontros e Travessias:O Adolescente diante de si mesmo e do mundo
-Parâmetros Curriculares Nacionais :Meio Ambiente e Saúde
-Práticas Intedisciplinares na escola
-Meio Ambiente,Desenvolvimento e Cidadania :Desafios para as Ciências Sociais
-Se cada um Fizer a sua parte Ecologia e cidadania
- Como Fazíamos Sem....
ANEXOS
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01 – CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
ATIVIDADE
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QUANDO
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RESPONSÁVEL
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OBSERVAÇÕES
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Capacitação dos professores e funcionários
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Fevereiro
2011
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Rosangela Zanella e Dafne Schroeder (diretoras)
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Uma formação ambiental como cidadãs e cidadãos e também profissional para atuar com os alunos em questões de relações interpessoais e com os outros seres vivos e ambiente.
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Apresentação do projeto para os alunos e para a comunidade escolar
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Fevereiro e Março
2011
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Cassiana Egg Thiele e Silvana Ravache (supervisoras)
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Com o apoio dos professores de cada turma.
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Análise do cotidiano escolar
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Março
2011
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Supervisão
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Levantamento das situações problemas feitas pelos alunos, pais e professores.
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Formação do conselho estudantil
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1ª Quinzena de abril
2011
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Josiana de Souza e Maria José Adami
(Orientadoras)
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Definir em quais problemas detectados serão realizadas intervenções e a divisão de tarefas por turma.
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Elaboração do projeto de cada turma
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Abril e Maio
2011
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Professores e alunos de cada turma.
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Levantamento das informações e ampliação das teias de relacionamento (buscar parcerias).
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Divulgação mensal no informativo
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Fevereiro a Dezembro
2011
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Direção
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Distribuir tarefas para os alunos, ficando responsáveis por textos, imagens e informações no informativo.
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Comunicação virtual
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Fevereiro a Dezembro
2011
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Cleuza Garcia da Roza (professora da Sala Informatizada)
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Blog da escola, aumentar a participação dos alunos na postagem das informações e fotos.
www.avelinoescola.blogspot.com.br
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Execução dos projetos
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Junho a Agosto
2011
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Supervisão
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Cada professor coordenará seus alunos e demais envolvidos no projeto, sob a orientação das supervisoras de ensino.
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Palestra com os pais e comunidade
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Março a Agosto
2011
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Direção e Supervisão
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Realizada pelos próprios alunos e professores das turmas de 1º ao 5º ano sobre o andamento de cada projeto. Com participação de parceiros externos (quando houver necessidade), sob a coordenação da direção e da supervisão.
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Reuniões de planejamento com professores e funcionários
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Fevereiro a Novembro
2011
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Supervisão e Orientação
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Capacitação continuada em serviço.
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Elaboração do Livro Decisão Marcante
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Setembro
2011
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Supervisão
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Cada turma vai reunindo seus registros que depois serão selecionados e organizados pelo conselho estudantil.
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Realização do Evento« Ambiente:Um CON (S/C) ERTO »
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Outubro
2011
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Direção e Supervisão
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Organizar uma mostra de trabalhos desenvolvidos envolvendo os princípios desenvolvidos. Realizar oficinas temáticas, exposição de trabalhos dos alunos e lançamento do livro.
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Construção de um Programa de Educação Ambiental de 1º ao 5º ano : ‘Ser Mais Humano : Cidadãos Marcantes’
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Fevereiro a Dezembro
2011
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Grupo Marcante
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Este documento será validado pela forma como será construído, devendo sempre ser consultado, reconstruído e ressignificado.
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Observações : Acreditamos que faz-se necessário esclarecer que a maioria das atividades descritas no cronograma já fazem parte do calendário de atividades desta unidade escolar. Apenas alteramos o foco de atuação, que em 2010 está sendo a ampliação da participação dos pais na vida escolar de seus filhos e o resgate da responsabilidade familiar. Em 2011 nosso foco será a participação efetiva dos alunos em todas as ações promovidas pela escola, oportunizando que se sintam protagonistas da vida escolar. Seguindo as novas diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação as atividades deste projeto não serão um apêndice no currículo escolar, mas parte integrante da proposta pedagógica, planejadas de forma interdisciplinar com os demais componentes curriculares e orientadas de tal modo que as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente todas as etapas deste trabalho. Em anexo folders dos eventos que realizamos em 2010.
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Objetivos:
Contribuir para a formação de valores e princípios de convivência;
Resgatar condutas de estudo e valorização do ambiente escolar;
Melhorar o ambiente da sala de aula;
Contribuir para uma aprendizagem mais efetiva de todos os alunos.
Estimular a mudança de atitude em relação a indisciplina
Etapas:
Lançamento do projeto com os alunos;
Diagnóstico através de questionário a ser respondido pelos alunos;
Lançamento do projeto com os pais;
Elaboração de combinados com as famílias quanto a: organização, periodicidade, temas e compromisso dos alunos, família e escola.
Breve apresentação do diagnóstico:
01 - O QUE É FELICIDADE PARA VOCÊ:
Jogar vídeo game e ficar sozinho; É ter Deus; É ter saúde e pessoas que gostam de você; É ter amigos; paz; É brincadeira e divertimento; É uma coisa importante que se deve valorizar; É agir certo e ter um futuro bom; É estar bem consigo mesmo; É estar com a família e amigos; É um sentimento de bem estar, Viver muitos momentos felizes, É estar bem num local feliz, É ser feliz com a vida que se tem; É um sentimento que sinto só quando estou com meus amigos; É quando as pessoas que eu amo estão bem; É realizar um sonho;
É ter os pais vivos, É ser uma pessoa livre e de bom humor
02 – QUAL É O LUGAR ONDE VOCÊ SE SENTE BEM?
Casa em 1º lugar = 67,8%
Escola em 2º lugar = 30,3%
Rua em 3º lugar = 10,7%
Outro: casa de avós, tios, vizinhos, futebol) em 4º lugar = 14,2%
03 – VOCÊ TEM COMPUTADOR EM CASA?
Sim = 67,8%
Não = 32,2%
04 – PARA QUÊ UTILIZA O COMPUTADOR ?
Divertimento =57,14%
Trabalhos escolares = 42,86%
05 – EM RELAÇÃO A ESCOLA AVELINO MARCANTE:
EU ELOGIO.
Quadra, variedade de livros na biblioteca, amigos, decoração da escola, comida da merenda,ensino, professores, grupo da secretaria,uniforme, sala de informática, aula de educação física, aula de informática, professor com postura de exigência, direção organizada, dia da família na escola.
EU CRITICO:
Professor sem postura em sala, pouca tarefa, poucas aulas de recuperação, rejeição à alguns alunos da escola, meu comportamento, professores que ditam em quase todas as aulas.
EU SUGIRO:
Menos cópia, professores realizarem atividades diferentes, cursos no contra-turno, armário para os alunos; aproveitar talentos individuais.
06 – ATÉ ONDE UMA PESSOA PODE CHEGAR EM SEUS ESTUDOS?
Faculdade = 39,28%
Ensino médio = 32,14%
Ensino fundamental = 7,1%
07 – ATÉ ONDE VOCÊ QUER CHEGAR EM SEUS ESTUDOS?
Faculdade = 48,21%
Ensino médio = 32,14%
Ensino fundamental = 7,14%
08 – DE QUEM VOCÊ RECEBE ESTÍMULO PARA ESTUDAR?
1º lugar da família = 71,42%
2º lugar da escola = 52,0%
09 – QUAL A PRINCIPAL QUEIXA DOS PROFESSORES ?
Comportamento = 73,21%
Notas = 12,5%
Comportamento e sobre as notas = 16,07%
10 – ASSUNTOS DE INTERESSE:
Comportamento, respeito, esportes, relacionamento.
11 – CITAR ,SEGUNDO SUA OPINIÃO,ATITUDES POSITIVAS E NEGATIVAS DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA :
POSITIVAS: exigência, aulas dinâmicas, trabalho em grupo, encorajar os alunos, tirar dúvidas dos alunos
NEGATIVAS: professor muito tolerante, brigar quando aluno pergunta, mau humor, muita cópia.
12 – O QUE É PARA VOCÊ UM BOM ALUNO?
Aluno que faz tarefas, trabalhos, tira boas notas e fica quieto, responsável, participa da aula, inteligente, que não conversa muito e não alguém que não tem opinião própria.
13 – COMO SEUS PROFESSORES TE VEM: será que muda?, diabinho, falador, menino mau,”se acha”, “look”,pessoa feliz, um gordo, bagunceiro,brincalhão.
COMO VOCÊ SE VÊ: anjo, normal, skaitista, inteligente,tagarela, estiloso, forte, um horror.
COMO TEUS AMIGOS TE VEEM: normal, destaque, legal, viajão, um pateta, gente boa, amigo,palhaço, melhor amigo,ameba.
COMO VEJO A ESCOLA: prédio, normal, prisão, lugar de fazer amigos, lugar rígido, um livro com muito conteúdo: bons, ruins, interessantes, ótimos, complicados, enjoativos, influenciadores, um livro que vale a pena ser lido até o final, um convite par se dar bem na vida, um manual, castelo dos males, lugar legal de se viver, uma caixa de surpresas.
14 – VOCÊ QUER MANTER ESTAS IMAGENS?
Sim = 28,57%
Não = 35,7%
Não sabem = 35,7%
15 – COMENTÁRIOS FINAIS:
Vou me comportar; Não vou mais na dos meus colegas; Quero ser um sol com brilho enorme; As pessoas mudam, as pessoas sempre mudam, ou quase sempre; Quero melhorar; Prometo me empenhar;
Gostei da atividade para refletir; Preciso da ajuda dos professores para melhorar; Gostei do projeto.
Abertura do Projeto com Contação de História
Os Sonhos de Emília"
Sonhos de Emília
NARRADOR – Emília tinha o hábito de botar defeitos em todas as coisas. O mundo para ela estava errado e a natureza só fazia tolices.
NARIZINHO – Tolices, Emília?
EMÍLIA – Pois então? Aqui neste pomar você tem a prova disso. Lá está aquela jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas e mais adiante vejo uma abóbora gigante presa ao caule de uma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas – punha as jabuticabas na aboboreira e as abóboras na jabuticabeira. Não acha que tenho razão?
NARRADOR – E assim discorrendo, Emília provou que tudo estava errado e só ela era capaz de dispor com inteligência o mundo.
EMÍLIA – Mas o melhor é não pensar nisso e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
NARRADOR – E Emília deitou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.
Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com um mundo novo, inteirinho, reformado pelas suas mãos. Sonhou com cada criança deste mundo cuidando de um pedacinho do planeta.
CRIANÇA 01 – Se essa rua fosse minha, não mandava ladrilhar. Não deixava botar pedras,
não deixava asfaltar.
CRIANÇA 02- Deixaria o chão de terra,
ou talvez plantasse grama. Encheria as calçadas de flores, com vasinho em cada poste, margarida, amor- perfeito, azaléia, dália e rosa. E na janela de cada casa um gerânio Ou, quem sabe, uma violeta. Tudo isso eu faria, se essa rua fosse minha.
CRIANÇA 03 – Se essa rua fosse minha, seria toda colorida. Teria casa amarela, casa vermelha, lilás, azul e laranja. Só não teria casa cinza, porque cinza é a cor da sombra. Mas teria casa verde, Porque o verde é a cor da esperança.
CRIANÇA 04 – Se essa tua fosse minha, eu não moraria sozinho. Eu chamaria muita gente, Pra morar aqui pertinho. Chamaria um monte de amigos, Alguns parentes, até o meu irmão. são todas pessoas queridas, que eu gosto muito, e amo do fundo do meu coração. Tudo seria diferente. Tudo seria bom, se essa rua fosse minha.
NARIZINHO – Se essa rua fosse minha, Teria feira toda semana. Lá eu compraria laranja, chuchu, abobrinha e banana. Todo mundo compraria na feira da minha rua. E, uma coisa eu garanto, não seria uma feira cara. Tudo seria bem baratinho, a feira da minha rua, se essa rua fosse minha.
CRIANÇA 05 – Se essa rua fosse minha, não teria poluição. Não teria barulho demais, nem lixo jogado no chão. Carro soltando fumaça não passaria por lá. Ônibus, moto e caminhão barulhento, nem pensar.
CRIANÇA 06 – Se essa rua fosse minha Papel de bala e palito de sorvete, A gente jogaria no lixo. Um cesto perto de cada poste. Seria uma rua limpinha, se essa rua fosse minha.
CRIANÇA 07- Se esta mata fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, onde é que os pássaros vão morar?
CRIANÇA 08 – Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui.
NARRADOR – De repente, porém no melhor do sonho, plaf! Uma jabuticaba caiu do galho bem em cima do nariz de Emília.
Emília despertou de um pulo. Piscou, piscou. Espreguiçou-se. Meditou sobre o seu sonho e reconheceu...
EMÍLIA – Se essa rua fosse minha, seria desse jeito que você acabou de ver. Bem bonita, com muitas flores. Colorida, alegre, E com todos os meus amigos. É, a minha rua seria bem assim, Sem tirar nem pôr.
Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas mudanças que ele seria um paraíso de bichos, plantas e crianças.
• Cantar a Música “Se essa rua fosse minha” ( Maria José)
História adaptadas dos livros “Reforma da Natureza” de Monteiro Lobato, “ Se essa rua fosse minha” de Eduardo Amos e “Paraíso” de José Paulo Paes.