ATIVIDADES ALUNOS


  


DIA DO DESAFIO

PROGRAMA DE DANÇA NA ESCOLA

A professora Maristela participou do Dia do desafio com sua equipe de dança que aconteceu no dia 27/05 no SESC.


 
 
ALUNOS DOS 9º ANOS USANDO O TABLET NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISÍCA PARA REGISTRAR AS FASES DO PROJETO











APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA SALA DE INFORMÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORA TERESINHA SEZERINO
BIOGRAFIA DE FAMOSOS MARCANTES
6º ANOS


 
 

 APRESENTAÇÃO DE TRABALHO COM TEATRO
 NA AULA DE INGLÊS
PROFESSORA ROSANE
7º ANOS
 
 





TRABALHOS ERA UMA VEZ EM ARTE COM OS ALUNOS DOS 5º ANOS
PROFESSORA SILMARA
 
 
 
 
 

PALESTRA ÉTICA, MORAL E CIDADANIA




 



MARATONINHA DA CAIXA
ALGUNS DE NOSSOS ALUNOS DE NOSSA ESCOLA PARTICIPARAM 
JUNTAMENTE COMO PROFESSOR NEILSON PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA






 NOSSOS ALUNOS VENCEDORES

 CARÁTER CONTA PILAR SINCERIDADE
ALGUMAS APRESENTAÇÕES DO QUE VEM SENDO TRABALHO COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA

































PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA IELUSC REALIZAM ATIVIDADES COM OS ALUNOS DOS 1º E 2º ANOS, ATRAVÉS DE TEATRO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
 

 
 

 
 
 








6º ano J



DIA DO DESAFIO


DIA DO DESAFIO (28/05) na Escola Avelino Marcante foi com muita DANÇA, a Profª Maristela juntamente com as alunas do Projeto de Dança na Escola embalaram vários ritmos dançantes com os alunos de todas as turmas.
 

 OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Alunos dos 6º anos, apresentaram  poemas aos alunos dos 1º anos e 2º anos, enfatizando a importância de ouvir e dizer poemas, bem como conhecer poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.
Profª Jaqueline

 
 
 
 

 
OFICINAS REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE RECUPERAÇÃO
 

 
 
 
  PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA

O programa do governo Federal Atleta na escola em nossa escola teve alunos inseridos na modalidades vôlei, salto à distância, corrida de resistência e  arremesso de peso. Os 3 melhores de cada prova, mais os 10 melhores do vôlei foram disputar a fase municipal.








ALUNOS VÃO AO TEATRO

Alunos do 6º ao 9º anos acompanhados dos professores vão até Complexo Cultural do Aventureiro e assistem ao teatro
 " Comédia Futebol Clube"










ALUNOS DO 2º ANOS K E V DA PROFª KELI
COLHEM O QUE PLANTARAM NA HORTA ESCOLAR
ALFACE FRESQUINHA PARA MERENDA 


















CONCURSO DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

TEMA: ÁLCOOL, OUTRAS DROGAS E A SEGURANÇA NO TRÂNSITO: EFEITOS, RESPONSABILIDADES E ESCOLHAS

 MAQUETES  5º ANOS
PROFª KARIN

5º K

 
 
 
 
 
 
 
 

  5º V

 
 


 
 

 
 
 
 
 
 
MAQUETE SELECIONADA DO 5º V

 ALUNO STEFAN


ORDEM E PROGRESSO
 BANDEIRA CONFECCIONADA PELOS 
ALUNOS DO 2º ANO V
PROFª KELI
 
 

ORDEM E PROGRESSO
 SOLDADOS BRASILEIROS FEITOS COM GARRAFA PET
 PELOS  ALUNOS DO 2º ANOK
PROFª KELI
 
 
 
 
 
 

 
 

APRENDENDO NA PRÁTICA A 
IDENTIFICAR AS FORMAS DE RELEVO 
4ª ANO V
PROFª SORAYA
 

 
 
 

 

CLASSE APOIO
PROFª MÁRCIA
 BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE...
MÁSCARAS E CADERNOS DE RECEITA DA 
¨GALINHA RUIVA

 
 
 
 
 



CONFERÊNCIA MEIO

AMBIENTE

22/08 – 5ª FEIRA

ESCOLA SUSTENTÁVEL

 6º ao 9º ANOS – 7 GRUPOS

Matutino e Vespertino

PAUTA:

GRUPOS

LEITURA/ESTUDO DO TEMA

RESUMO / PONTOS PRINCIPAIS

 SUGESTÕES DE NOVAS AÇÕES

INTERVALO

PLENÁRIA

APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS

 DE CADA GRUPO (PÁTIO )

ELEGER PROJETO E DELEGADO (A)

 QUE REPRESENTARÃO A ESCOLA NA CONFERÊNCIA REGIONAL

20/08

 INSCRIÇÕES PARA ESCOLHA DO TEMA 

ATÉ 30/08
 CONFIRMAR REALIZAÇÃO  


REGISTRO MEC
PERÍODO MATUTINO
 Os alunos que fizeram suas Inscrições para participar da Conferência foram organizados em sala e com professores para :
LEITURA/ESTUDO DO TEMA

RESUMO / PONTOS PRINCIPAIS

 SUGESTÕES DE NOVAS AÇÕES


 
 


 
 
 

 
 
 
 
 
 
 


PLENÁRIA
APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS
 DE CADA GRUPO (PÁTIO )
ELEGER PROJETO E DELEGADO (A)
 QUE REPRESENTARÃO A ESCOLA NA CONFERÊNCIA REGIONAL

 
 
 
 
 
 
 

 PERÍODO VESPERTINO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 APRESENTAÇÕES
 

 
 
 
 
 
 
 


 
 


Estamos em uma semana muito Especial.
 Início as apresentações dos trabalhos realizados durante os semestres com os alunos. Estes trabalhos culminam os diversos Projetos da Escola que estão inseridos no Projeto:


SER MAIS HUMANO:

CIDADÃO MARCANTE



EIXO PRINCIPAL:

LEITURA E ESCRITA EM

 TODAS AS ÁREAS...

1º Dia 13/08 – 3ª FEIRA

ABERTURA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA







 2º Dia 14/08 - 4ª Feira
 1ª anos - Água
2º Anos - Alimentação Saudável
3º anos - Lixo
1 ao 6º anos - Exercícios Físicos
5º anos - Morro do Finder


















 3º Dia 15/08 – 5ª FEIRA

4º ANOS
ANIMAIS DA MATA
ATLÂNTICA
6º ANOS
 POLUIÇÃO DO AR
PLANETA TERRA 
















HORTA ESCOLAR

Estamos em agosto e iniciamos a plantação da Horta Escolar com os 2º anos da Profª Keli confira:

 PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Por meio da horta é possível propiciar
conhecimentos e habilidades que
permitem às pessoas produzir,
descobrir, selecionar e consumir os
alimentos de forma adequada, saudável
e segura e assim conscientizá-las
quanto a práticas alimentares mais
saudáveis, fortalecer culturas
alimentares das diversas regiões do
país e discutir a possibilidade do
aproveitamento integral dos alimentos.












PROJETO LIXO 
5º anos 
Profª Karin

 


 

 



 


 

 
 

ALUNOS  DOS 1º ANOS
VISITAM O VALE DAS NASCENTES

PROFESSORAS MARIVÂNIA E TEREZINHA












Vivenciando na prática o conhecimento pesquisado
Visita ao Zoológico de Pomerode e Parque Malwee
4º anos V, P e T
Professoras Soraya, Marta e Terezinha 
Conhecer os animais que fazem parte da Mata Atlântica e ambiente em que vivem.

















ALUNOS 2º ANOS VISITAM 
A FAMÍLIA SCHROEDER
Projeto Alimentação Saudável

Hoje foi um dia muito especial para nós do segundos anos da escola Municipal Professor Avelino Marcante. Fomos visitar a propriedade da Família Schroeder. Um espetáculo, uma experiência incrível. Nós agradecemos o carinho que nos atenderam e nos ensinaram Sr. Acácio e Sra. Salete. Parabéns pelo belíssimo trabalho. 
PROFª KELI






















ALUNOS 5º ANOS VISITAM O MORRO DO FINDER

PROJETO PRESERVAÇÃO DO MEIO

PROFESSORA KARIN SEGER PETRONILHO







SAGUI





ÁRVORE MAMICA DE CADELA



ARANHA CARANGUEJEIRA
  
PROJETO LENDAS

Alunos  5º K e 5º V
Professora Karin 
Os alunos trabalharam atividades de leitura de diversas lendas, percebendo as características do gênero, compreensão textual, ampliação do vocabulário, reescrita, resumo e apresentação do teatro de palito confeccionando os personagens das lendas.


Alunos  5º K








Alunos 5º V











PALESTRA PARA OS ALUNOS DOS 6º AO 9º ANOS
 05/04/2013
A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS
COM VINÍCIUS








 


CAÇA AO NINHO

A atividade de caça ao ninho está na sua 2ª edição, é feita toda uma logística, onde os pais colaboram com as doações de chocolate e guloseimas e a Equipe administrativa por sua vez organiza tudo em pacotes. Estes são distribuídos aos alunos, depois que os mesmos foram escondidos pela e escola e achados pelos alunos. Recebemos ainda a visita do Coelho que nos trouxe muita alegria.





















TROCA-TROCA DE UNIFORMES 2013

Dia 17 de março realizamos o Troca-troca de uniformes, uma iniciativa que acontece a 4 anos em nossa,  onde os alunos tem a oportunidade de trocar seus uniformes bons que não servem mais, por outro em bom estado que lhes  servem.
 










 
PROJETO BOI-DE MAMÃO: REVIVENDO A CULTURA CATARINENSE

ALUNOS DO 4º ANO "S"

PROFª SORAYA

 Vivenciando o Folclore Catarinense, os alunos puderam cultivar uma tradição pouco conhecida em nossa região, mas que trouxe muita experiência para manter viva este festejo do Litoral do Estado.



 










MAQUETES VULCÕES 6º M
PROFª ROSELI
ALUNOS: João, Marcos, Gustavo, Ismael, Michelle, Fernando P. Bruna e César







MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ AOS DIREITOS AUTISTAS






ALUNOS DESTAQUES MATUTINO

1º AO 5º ANOS




 6º AO 9º ANOS




1º AO 5º ANOS - VESPERTINO

6º AO 9º ANOS






MAQUETES 4º S PROFª SORAYA
FORMAS DE RELEVO








CONVITE ELABORADO PELOS ALUNOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS REALIZADO COM O PROJETO





PROJETO: A IMPORTANCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Justificativa:

Observando o cotidiano dos educandos na escola durante o recreio, notou-se a necessidade de orientar e mostrar os benefícios que uma alimentação saudável proporciona aos seres humanos no decorrer de sua vida. Em contra partida os malefícios de uma alimentação exagerada e desordenada traz a humanidade.
Esse trabalho possibilitará melhor conhecimento por parte dos educandos e sua família na escolha de alimentos saudáveis, auxiliando na reflexão de uma melhor qualidade de vida.

Objetivos:

·        Analisar hábitos de alimentação dos alunos;
·        Assistir, observar e refletir sobre conseqüências de uma má alimentação;
·         Conhecer histórias de mudança de atitude (reeducação alimentar);
·        Ler, escrever e compreender diferentes gêneros textuais (receitas, rótulos, reportagens, cardápios...)
·       Pesquisar e elaborar cardápios e receitas saudáveis;


Metodologia e desenvolvimento das aulas:

No primeiro momento, conhecer os hábitos alimentar das crianças (cardápio)
que tipo de alimentação encontra na sua casa (congelados, enlatados, ???) conhecimento prévio.
Junto com as crianças elaborar a rotina alimentar que alas acreditam que seja necessário.
Então as crianças irão escrever a sua própria rotina após elas observarem em casa como tarefa.
Partindo desses dados, irei mostrar dois cardápios para análise.
Cartaz com vários tipos de alimentos.
Apresentar vídeos de crianças com distúrbios alimentar (obesidade), reconhecer o problema no vídeo.
QUE ATITUDE DEVEMOS TER DIANTE DE PROBLEMA?
Contribuir trazendo reportagens sobre alimentação saudável nas leituras compartilhadas.
Conversando com a nutricionista.
Pesquisando receitas saudáveis analisando cada alimento utilizado.
Construir livro de receitas partindo da história da GALINHA RUIVA.
Diariamente observar no grupo os alimentos trazidos por cada aluno e também observar os demais que circulam na escola.
Construir um cartaz de sugestões para lanche na semana.
Conversando com as merendeiras para conhecer um pouco mais de como é o processo do lanche na escola até chegar ao prato dos alunos.
Passeio na Estrada Bonita para conhecer a produção de alguns alimentos.
Valorizar a horta, o pomar em nossa casa.
Visita dos alunos da Univille.

Culminância do projeto:

Convidaremos a família para participar ativamente desse processo de mudança alimentar. Realizando um período de degustação com os pratos nutritivos e saudáveis aprendidos no decorrer do projeto feitos pela própria família.

 VISITA A ESTRADA BONITA
TURISMO RURAL 
ANGO E IVANIR KERSTEN
















MUSEU DE OBJETOS ANTIGOS
PALESTRA COM AS NUTRICIONISTAS ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL 2º ANOS K E V








CAMINHADA DOS 2º ANOS













Alunos 4º S  Plantam Girassol
Nosso Projeto continua a todo vapor...
Confecção de lembranças para entregar no dia da exposição.









PROJETO CIDADÃOS MARCANTES: SER MAIS HUMANO
                                                
Título do projeto:  Preservação do meio

Contexto: A escola está situada no bairro Bom Retiro, atende alunos de diferentes localidades e situação econômica.
Uma grande parte dos nossos alunos reside na continuação da Rua: Itajubá, que faz parte do Morro do Finder, sendo uma área habitada irregularmente há muitos anos, sem planejamento e cuidados necessários com o meio ambiente.
Em contrapartida próxima a esta localidade encontramos uma área onde há esta preocupação com a preservação do meio, denominada Morro do Finder.
Justificativa:
 Esse projeto faz-se necessário para que alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, sensibilize-se com a relação ao problema da má utilização dos recursos materiais, a partir de observações realizadas no entorno da escola e áreas de preservação ambiental. Através das atividades realizadas do projeto busca-se a reflexão sobre nossas atitudes e as possíveis mudanças de comportamento de todos os envolvidos.
 Objetivo Geral:
 Analisar a realidade atual e propor ações para minimizar os efeitos negativos causados pela ocupação humana irregular de áreas ambientais.

Objetivos específicos:

  • Levantar dados da situação ambiental na escola e em seu entorno:
  • Analisar os dados obtidos:
  • Observar a realidade em torno da escola e uma área de preservação ambiental ( Morro do Finder);
  • Comparar os impactos ambientais nas realidades observadas;
  • Refletir sobre as atitudes dos seres humanos que interferem negativamente no meio ambiente;
  • Implementar ações de educação ambiental que contribuam para o exercício da cidadania.
 Público beneficiário: alunos, professores, funcionários, pais, comunidade em geral.

Metodologia:

“Para superarmos concepções ambientais dualistas, do tipo homem/natureza, precisamos modificar nosso modo de encarar os acontecimentos, percebendo-os como problemas complexos e dinâmicos, inseridos numa teia de saberes e relações. Precisamos compreender que a resolução desses problemas envolve aspectos diversos e a participação de diferentes instâncias da sociedade. É fundamental modificarmos a relação que temos com os outros elementos do ambiente e nos colocarmos como parte desse ambiente para avançarmos na luta pela melhoria ambiental e qualidade de vida.”
(Barros, Maria de Lourdes Teixeira, 2009, p. 12)

“Se o homem anseia ter um futuro sobre a Terra, está evidenciado pelos fatos observáveis, que ele deverá utilizar os recursos naturais da forma mais prudente possível, isto é, fazer o sábio manejo destes recursos e das disponibilidades ambientais para garantir uma sobrevivência digna por milênios.
(Agenda 21 Municipal, Cap.I, p.35)

Sequência didática:

1 – Apresentação da proposta: dia 09/04
 PROJETO: Ser mais humano
Tema: Preservação do meio ambiente
Estudo de campo: Morro do Finder e continuação da rua Itajubá
 2 – Mapear os conhecimentos prévios dos alunos: dia 27/04
 * Descobrir o que os alunos já sabem sobre meio ambiente;
* Definir meio ambiente.
 3 – Ampliar o repertório dos alunos: dia 04/05
  • Pesquisa envolvendo os pais sobre questões ambientais.
 4 – Analisar o conteúdo: dia 11/05
  • Estudo de campo no Morro do Finder
5 – Buscar novas informações sobre o tema em estudo: dia 25/05
  • Relatórios sobre a história, localização, vegetação, mananciais, trilhas, lazer.
6 – Organização e sistematização das aprendizagens: dia  01/06
  • Estudo de campo da área próxima a escola, continuação da rua Itajubá.
7 – Produção coletiva dos alunos: 15/06
  • Relatórios das observações efetuadas: infraestrutura, habitação, uso das nascentes, vegetação, ocupação do espaço.
8 – Revisão: dia 22/06
  • Criar poemas para a preservação do meio ambiente.

9 -  Avaliação: dia 29/06
  • Promover grupos de monitores dentro da escola, para fiscalizar ações para a utilização de forma responsável dos recursos naturais.
10 – Produto final: dia 06/07
  • Construção da apresentação das duas realidades estudadas no Power Point.

ALUNOS 5º ANOS PROFª KARIN VISITAM O  MORRO DO FINDER













Alunos dos 4º Anos Profª Soraya visitam o Zoológico de Pomerode 


PROJETO CIDADÃO MARCANTE     
“CONHECER PARA CUIDAR E FAZER TRANSFORMAÇÃO”.
TEMA: ANIMAIS E VEGETAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

JUSTIFICATIVA: O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais e a vegetação, assuntos que são abordados no currículo do 4º ano.
            O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. Os animais e a vegetação têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
           Através dos animais e do conhecimento da vegetação em questão, buscamos colaborar para desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo para a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades.                                                                                                                          Espera-se que com esse trabalho possamos despertar o interesse do aluno, enfatizando a preservação animal e vegetal para sua melhor qualidade de vida, dando-lhes oportunidade de rever um ou outro comportamento destrutivo ou de desrespeito à natureza.

OBJETIVOS GERAIS:
Compreender a importância dos animais e da vegetação que nos rodeia, para que a preservação torne-se uma atitude natural de cada um e respeito para com seus habitats.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
  • Ler e ouvir com atenção as histórias que tratam sobre os animais e a vegetação;
  • Ampliar o vocabulário através dos textos científicos trabalhados em aula;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade e o respeito;
  • Despertar o interesse pela leitura;
  • Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
  • Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, alimentação e características específicas, e os tipos de vegetações nativas destes ambientes.
  • Conhecer a importância da vida animal e vegetal é de grande importância para o ecossistema;
  • Conhecer os efeitos da fauna e da flora ameaçadas pelo lixo e poluição em seu habitat.


CONCEITOS:
  • Comparar diversos tipos de animais e vegetais através da observação;
  • Refletir sobre as características individuais de cada animal da Mata Atlântica e risco de extinção;
  • Identificar as características específicas de cada grupo de animais da Mata Atlântica.
  • Saber identificar a vegetação nativa da Mata Atlântica.
  • Reconhecer o alimento necessário ou preferido dos animais em estudo;
  • Identificar a vegetação nativa como forma de cuidado e preservação.

ATITUDES:  
  • Preocupar-se com a preservação da natureza;
  • Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
  • Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
  • Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças);
  •  Conscientizar para um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais da Mata Atlântica.

Ciências Naturais e os temas transversais
(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania).
 
·         Moradia (habitat)
  • A proteção da fauna e da flora da Mata Atlântica.
  • Animais em extinção da Mata Atlântica.
·         Classificação dos animais: Vertebrados e Invertebrados, Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves, peixes e insetos.
·         Espécies extintas (fauna e flora) da Mata Atlântica.
QUESTÕES NORTEADORAS: 
Que diferenças básicas existem entre os animais?
  • Quais os animais que podemos encontrar na mata que temos em Joinville?
  • Quais os tipos de árvores que podemos encontrar na mata perto da nossa escola?
Procedimentos:
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
  • Selecionar alguns tipos de animais e vegetais para pesquisa;
  • Classificar animais;
  • Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
  • Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal e vegetal;
  • Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
  • Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais e vegetais;
  • Visitar um Zoológico e Parque Ecológico na cidade.
  • Músicas relacionadas ao tema.
  • Jogos (memória e dominó);
  • Papel reciclado.
CULMINÂNCIA:
·         Confecção de materiais (cartazes, jogo da memória e dominó) e livro de curiosidades sobre as pesquisas realizadas para a exposição no Dia da Família na escola.
·         Oficina de trabalhos com papel reciclado (confeccionado pelos alunos).

CRONOLOGIA:
            Projeto para ser desenvolvido durante os meses de abril a julho de 2012 com as turmas de 4º ano.
 





















PARQUE MALWEE











ALUNOS CUIDANDO E REFAZENDO
 O JARDIM DA ESCOLA






ALUNOS DESTAQUES 1º TRIMESTRE

1º M PROFª MARIVÂNIA
2º K PROFª KELI







2º V PROFª KELI

3º T PROFª TEREZINHA
1º T PROFª TEREZINHA
3º C PROFª CARINA
3º V PROFª CARINA

4º S PROFª SORAYA

4º V PROFª SORAYA
5ª K PROFª KARIN

5ª V PROFª KARIN



6º ao 9º ano

MATUTINO







VESPERTINO







ALUNOS 1º ANOS VISITAM UMA PROPRIEDADE "VALE DAS NASCENTES"











 ALUNOS 3º T PROFª TEREZINHA








ALUNOS DO 3º V - PROFª CARINA


Projeto – Ser Mais humano Cidadão Marcante

Dentro do projeto estamos desenvolvendo a sequência didática que tem como principal objetivo fazer com que os alunos identifiquem as principais marcas deste gêneros,  leiam, compreendam e identifiquem textos instrucionais.

Nosso objetivo com esta atividade foi levar os alunos a reflexão e vivencia com a prática da função social deste tipo de gênero textual.
A garotada adorou participar dessa realização e de fazer um bolo na escola.
Eles participaram de toda produção com muito entusiasmo e atenção:
1º trouxeram de casa suas receitas preferidas;
2º fizeram uma votação para saber que receita colocaríamos em pratica;
3º dividir a quantidade de ingredientes para cada aluno trazer.
 Depois destes procedimentos, marcamos a data para colocar a mão na massa.
Foi muito divertido, ver as crianças se apropriarem do conteúdo dado em sala, mas dessa vez de forma mais descontraída.
3º  C e V
Professora Carina Pita











ALUNOS DO 4º S VISITAM A EMPRESA GIDION COM O PROJETO" CIDADANIA NO TRÂNSITO"


















ALUNAS PARTICIPAM DOS JOGOS ESCOLARES E SE CLASSIFICAM FICANDO COMO VICE CAMPEÃS NO ATLETISMO






HORTA ESCOLAR 2012
ALUNOS DO MATUTINO











ALUNOS DO VESPERTINO




 SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
4º S  E V PROFª SORAYA
OS ALUNOS DO 4º E DO 4º V CONFECCIONARAM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MASSSINHA E PALITOS. UMA FORMA PRÁTICA DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO. 









 

 


SALA DECORADA DO
2º ANOS PROFª KELI

A decoração foi realizada com a participação dos alunos.

PINTANDO GRAMPINHOS
2º ANOS PROFª KELI







JOGO DA CORUJA
ADIÇÃO DE DADOS










  
"EXPERIMENTAR, OBSERVAR E CUIDAR"
4° ano S Profª Soraya

Quando os alunos realizam estas etapas, a aprendizagem é natural.
Através do cuidado com as sementes de alpiste, as crianças puderam observar as etapas da germinação, parte do nosso conteúdo sobre as plantas.





















ALUNOS DOS 9º ANOS E e S VISITAM A " CASA SUSTENTÁVEL NO SHOPPING MÜLLER





 PROFESSORAS ESTER E TELMA ACOMPANHAM OS ALUNOS A VISITA


PROFESSORA ESTER E ORIENTADORA JOSIANA ACOMPANHAM OS ALUNOS A VISITA





TRABALHOS REALIZADOS NO 2º TRIMESTRE 5º ANOS
PROFª KARIN

REVISTA DAS CIDADES CATARINENSES E O LIVRO DE POESIAS
REALIZADO NA SALA INFORMATIZADA




5º K



5º V
TEATRO DE PALITOS




DOBRADURAS

RELEVO DE SANTA CATARINA

PÃO POR DEUS

 SÓLIDOS GEOMÉTRICOS




UMA SALA CONTEXTUALIZADA DO 2º ANO DA PROFESSORA KELI

O FOLCLORE














CONFIRA COMO ESTÁ LINDA A NOSSA HORTA












Alunos sob a orientação da  diretora Rosangela e seu Francisco fazem a plantação das hortaliças.




ALUNA ANA JÚLIA SANCHES SE  DESTACA COMO VENCEDORA DA REDAÇÃO
"ENSINAMENTOS DA PROERD"







COMO PREMIÇÃO GANHOU UMA BICICLETA










UMA AULA DIFERENTE

APRENDENDO A DANÇAR VALSA

Os alunos dos 9º anos com o professora Rafael de Educação Física aprenderam a dançar a valsa, foi muito divertido e os alunos adoraram as aulas.








TRABALHO DE LEITURA
Profª Teresinha de Língua Portuguesa

Os alunos do 8° ano P realizaram a leitura do livro " o menino do pijama listrado", de John Boyne. Posteriormente assitiram ao filme e compararam as duas produções. A conclusão a que chegaram foi que o livro apresenta muito mais detalhes, é mais descritivo, possibilitando maior compreensão ao leitor.
Após debate, representaram a história em quadrinhos.






PRODUÇÃO DE UMA PROPAGANDA

A produção de uma propaganda envolve ações, que relembram respeito na escola. Tem por objetivo resgatar atos do cotidiano para que todos possam ter uma convivência harmoniosa e pacífica.
Profª Ester - Língua Portuguesa







PERSONAGENS DE CONTOS DE FADAS

ATIVIDADE REALIZADA COM OS 7º ANOS
PROFESSORAS: ESTER E TERESINHA
LÍNGUA PORTUGUESA

CONTOS DE FADAS
Após o estudo do gênero " Contos de fadas", os alunos produziram um livrinho com "heróis" vindos para a realidade com o intuíto de melhorar o mundo em que vivemos.
Professoras Ester e Teresinha
Língua Portuguesa






PROJETO DANÇA NA FESTA DA SOLIDARIEDADE
PROFESSORA DENISE















DANÇANDO NA ESCOLA APRESENTAÇÃO
 PROFESSORA DENISE

Maquetes 4º S Professora Soraya














TRABALHO REALIZADO COM OS 7º ANO
MATEMÁTICA
PROFESSORA MARCIANE

A aula de matemática foi diferente aprendemos a construir novas formas geométricas com apenas alguns canudos.

Gostei muito, porém era um pouco difícil, mas a professora sempre estava ao nosso lado para ajudar.

A princípio tive algumas dificuldades mas depois peguei o jeito e consegui fazer uma das formas mais complexas, gostaria que tivesse mais aula assim.

Relato do aluno Miguel da Cruz Xavier 8º M